segunda-feira, 29 de outubro de 2012

identifique seu amigão ;)

Olá pessoal!

Nós que fazemos algum trabalho voluntário com animais, frequentemente recebemos e-mails de pedido de ajuda para localizar um bichinho que está desaparecido.
Todo esse desespero, poderia ser minimizado, com um simples ato: a identificação do animal com plaquinha contendo o nome e telefone. 
Os cuidados básicos para evitar a perda de um animal são:

- verifique sempre portões e portas intermediárias para que o cão não chegue até a garagem da sua casa no ato de abrir o portão para retirar o carro. Ele jamais deve ter acesso a esta área na hora em que o portão será aberto.
- caso não tenha um portão ou porta para separar a área que o cão fica, da área de entrada e saída, providencie ou cuide para que sempre que alguém for sair ou entrar, prenda o cão em algum local seguro da casa por alguns instantes.
- mantenha-o sempre, 24 horas mesmo, com plaquinha de identificação contendo o nome do animal e o telefone de seu tutor.
- não o deixe sair para dar uma voltinha sem coleira e guia conduzida por uma pessoa responsável. Muitos cãezinhos saem para um passeio costumeiro e nunca mais voltam.
- no caso dos gatos, mantenha-o sempre em local com telas de segurança, mesmo que more em casa, é necessário usar as telas de segurança, para que os gatos não tenham acesso a partes da casa onde possam subir para telhados e afins.
- cuidado ao levar seu cão para o banho e tosa. Há muitos locais que mantém conduta irresponsável, perdendo animais no trajeto de retirada e entrega. Fique de olho também, ao mínimo sinal de maus tratos. Observe o banho do seu Pet do ínicio ao fim, através do vidro que, por obrigação legal, esses locais devem ter.

Em caso de perda de um bichinho:

- procure em casas desabitadas, praças, pátios de construções, locais onde ele possa ter entrado pra se esconder e que tenha passado despercebido;
- avise vizinhos, guardas de rua, carteiro, comerciantes do bairro, clinicas veterinárias;
- faça imediatamente e distribua cartazes pelo bairro, em todos os locais possíveis, principalmente no comércio, petshops e clínicas veterinárias;
- coloque faixas e banners grandes com fotos em locais estratégicos como feiras de adoção, igrejas, associações de moradores, petshops;
- anuncie na internet em sites de animais achados e perdidos e em sites de relacionamento. Alguns sites:
- coloque cartazes no vidro traseiro do seu carro e de seus familiares;
- utilize os serviços de carro de som para divulgar, anunciar e pedir ajuda das pessoas para encontrar o seu bichinho;

Passem essas idéias pra frente, a rua é perigosa pra esses seres indefesos, somos responsáveis pelo bem estar e segurança dessa turminha ;)


Essa é a minha Tarsila, agora que eu sei como é importante, ela fica 24 horas de medalhinha, de um lado, São Francisco de Assis, do outro, seu nome e dois telefones ;)


Nós a adotamos no dia em que fomos pela primeira vez ao Abrigo Cidinha, esta foto foi um presente de aniversário que uma amiga fez :)


abraços solidários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário